☆ Lendas Japonesas ☆ - A criação do Mundo 1#




Olá Pandinhas (◕‿◕✿) ~Haruna
Como vocês sabem o povo japonês é muito ligado a lendas e mitos e, assim sendo, não podia deixar de falar sobre lendas japonesas. Existem muitas lendas diferentes, sobre fantasmas e outras criaturas fantásticas ( as minhas favoritas são as de terror XD ) mas eu vou começar pelo principio, pela história da formação do mundo.
Como vocês sabem cada cultura/religião tem a sua própria forma de explicar a criação do mundo e apesar de serem todas muitos diferente acabam por ser todas iguais. A mitologia nipónica tem duas lendas distintas para a formação do mundo. Uma é bastante conhecida, faz parte do Xintó, a religião mais antiga do japão e encontra-se escrita no Kojiki. A outra é pouco conhecida e provém do povo Ainu, os primeiros habitantes do Japão.
Eu vou começar por falar da lenda menos conhecida:

O Mundo Flutuante
No principio, o mundo não passava de um lamaçal, pois a água e a terra estavam misturadas e nada mais havia senão um vasto pântano. A vida ali era impossível! Mas nos seis céus, em cima, e nos seis mundos, em baixo, habitavam deuses, demónios e animais.
Nos céus anuviados e nos céus suspensos dos firmamentos inferiores viviam demónios. Nos céus estrelados e nos altos das nuvens viviam os deuses menores. Nos Céus supremos viviam Kamui (o deus-criador) e os seus servidores. O seu reino estava rodeado por uma forte muralha metálica e a unica entrada possível era através da grande porta de ferro.
Kamui fez este mundo como um vasto oceano circular, assente na espinha dorsal de uma truta gigante. Este peixe suga o oceano e cope-o de novo para produzir as marés e, quando se mexe provoca grandes terramotos.
Certo dia, Kamui olhou para o mundo encharcado e decidiu fazer qualquer coisa dele. Enviou para lá uma lavandisca para realizar o trabalho. Quando a pobre avezinha chegou ao mundo e viu a desordem em que tudo se encontrava, ficou sem saber o que fazer. No entanto ao agitar as asas, esvoaçando sobre a água, calou o lodo com as patas e ao bater-lhe com a cauda conseguiu finalmente criar pequenas superfícies de terra seca. Desta forma originaram-se ilhas dentro do imenso mundo flutuante.
Quando Kamui criou o mundo, o diabo tentou intrometer-se. Levantou-se uma manhã tentou engolir o sol. Mas Kamui enviou um corvo para voar pela garganta do diabo e provocar-lhe tosse. E aqui está a razão por que o corvo é uma ave tão atrevida. Porque salvaram o mundo uma vez, todos os corvos se julgam no direito de fazer tudo o que lhes apetecer, até mesmo roubar a comida das pessoas.
Quando os animais que viviam no alto mundo viram como o mundo era belo, pediram a Kamui que os deixasse ir viver para lá, e Kamui deixou. Para além dos animais, Kamui fez muitas outras criaturas para habitar o mundo. As primeiras pessoas, os Ainu, tinham corpos de terra, cabelos de morrião e coluna vertebral era feita de varas de salgueiro (é por esta razão que as nossas costas se curvam quando ficamos velhinhos).  Kamui mandou então Aioina, o homem divino, descer do céu para ensinar os Ainu a caçar e a cozinhar. Ao regressar ao paraíso os outros deuses notaram um cheiro estranho na roupa de Kamui e mandaram de volta ao à terra para que ele pudesse lá deixar todas as suas roupas. Descendo de novo ao mundo flutuante, as sandálias que Aioina descalçou transformaram-se nos primeiros esquilos.

Fonte: Livro ilustrado de Mitos , Contos e Lendas do Mundo - Neil Philip        

*Glossário:*
  • Anuviados: Com muitas nuvens.
  • Lavandisca: Também conhecida como Alvéola, a Lavandisca é um pássaro de pequeno porte, com bico alongado e fino, cauda longa, patas longas com garras compridas. As cores da sua pulmagem são normalmente o branco, o preto e o cinzento.
  •  Morrião: Planta que pode atingir os 5o cm de altura. Vive em locais secos e descampados. A cor das suas flores pode ser azul, alaranjada ou branca.

Então!? O que acharam? Em breve irei publicar a lenda de Izanami & Izanagi, a outra lenda da criação do mundo, por isso fiquem por aí \(^ω^\)

Ah, quase me esquecia...
Há pouco falei do Kojiki, mas não disse o que era XD Pois bem, Kojiki significa "Registo das Coisas Antigas", tal como diz o nome, o Kojiki é um grande e antigo livro onde se encontra registada uma coleção de mitos sobre a origem das quatro ilhas do Japão. Este livro encontra-se dividido em três partes: 
  • a Kamitsumaki (道果本),  que está focada nas divindades da criação e descreve os mitos sobre a fundação do Japão  
  • o Nakatsumaki (道祥本), que fala sobre os primeiros imperadores japoneses.
  • e o Shimotsumaki (春瑜本), fala do 16º até ao 33º imperador.
Para quem estiver interessado deixo aqui o link de um site com o Kojiki completo, mas em inglês: http://www.sacred-texts.com/shi/kj/

Sem comentários:

Enviar um comentário