Olá (◕‿◕✿) ~Haruna Chan
Tal como prometido estou de volta, não vos vou falar de lenda nenhuma, mas vou apresentar-vos outra criatura da mitologia nipónica.
Como é Inverno e está assim um friozinho agradável, decidi falar-vos sobre um yōkai japonês que aparece em dias muito frios, de tempestades de neve. Alguma vez leram o conto "A Rainha da Neve", de Hans Christian Andersen? Pois, se não leram deviam ler, porque é muito fofinho... E se já leram, vão ver que este yōkai tem umas certas parecenças com a Rainha da Neve.
Bem vamos passar ao que interessa...
Se querem conhecer esta misteriosa criatura, cliquem em "Ler Mais".
Esperem, esperem!
Antes de começar, devem vestir um casaco, porque esta lenda vai deixar-vos um bocadinho congelados.
Yuki-Onna
O que é a Yuki-Onna?
Yuki-onna é o espírito de uma mulher que morreu numa tempestade de neve.
Ela aparece no corpo de uma mulher extremamente bonita, de pele pálida, longos cabelos negros e lábios vermelhos. Apesar da sua beleza, os seus olhos são capazes de levar terror aos mortais. Conta-se que ela flutua sobre a neve, deixando apenas um rastro de neblina ou neve, atrás de si. Em algumas histórias, ela não possui pés, uma característica muito comum nos fantasmas japoneses. Apesar do seu aspecto belo e sereno, ela pode ser extremamente cruel, matando sem piedade homens inocentes nas tempestades de neve.
Existem diversas lendas sobre a Yuki-onna que a descrevem como um ser totalmente cruel e agressivo. Em algumas histórias ela aparece aos viajantes que ficam presos em tempestades de neve, e usa seu hálito gelado para transforma-los em estátuas de neve. Noutras ela os leva a se perderem-se na tempestade para que morram congelados. Existem ainda histórias em que este yōkai invade as casas das pessoas chegando a matar famílias inteiras enquanto dormem.
Semelhanças com seres mitológicos do Ocidente:
A Yuki-onna possui características semelhantes às de alguns seres da mitologia ocidental. Algumas delas possuem hábitos vampirescos, e drenam o sangue ou sugam a alma das suas vítimas com um simples beijo. Outras cantam para seduzir os homens, fazendo-os perder-se na neve, tal como faziam as sereias, para que os marinheiros se perdessem no mar.
Ser do mal? Ou do Bem?
Embora a maioria das lendas a retrate como um ser cruel, existe algumas variações que mostram o seu lado “humano”. Nestas histórias a Yuki-onna apaixona-se, casa e constitui família. Mas esta história de amor não dura para sempre, acaba sempre com o desaparecimento dela num dia de tempestade, provavelmente quando o chamamento do seu mundo se torna mais forte.
Yuki-Onna na cultura popular:
Sendo uma figura muito popular no Japão, assuas histórias foram adaptadas para séries de mangás, animes, jogos e filmes.
- No anime Bleach, a zanpakutou de Rukia, Sode no Shirayuki, é uma Yuki-Onna.
- No episódio 17, do anime Gakkou no Kaidan, aparece uma Yuki-Onna, a pequena Yuki.
- A personagem Letty Whiterock, da série de jogos Touhou Project, é uma Yuki-Onna. Apesar de atacar o jogador, aparentemente não tem más-intenções.
- A Mizore, de Rosario + Vampire, é uma Yuki-Onna, tal como a sua mãe.
- Em Nurarihyon no Mago, existe uma Yuki-Onna conhecida como Tsurara Oikawa.
- Em Pokémon,existe um Pokémon chamado Froslass que é baseado numa Yuki-Onna.
- Em Yu Yu Hakusho, Yukina é uma Yuki-Onna.
- Em Yu-Gi-Oh!, existe uma carta chamada "Ghostrick Yuki-Onna"
*Glossário*:
- Yōkai: (妖怪 You-Kai), significa literalmente demónio, espírito, ou monstro. Os Yōkai são uma classe de criaturas sobrenaturais da mitologia japonesa. Alguns são humanos com características de animais, ou vice-versa. Um yōkai tem, geralmente, algum tipo de poder sobrenatural ou espiritual, e assim os encontros destes com humanos tendem a ser perigosos.
- Yuki-Onna (雪女): Significa, literalmente, Mulher (女 - Onna) da Neve (雪 - Yuki).
E pronto! Chegamos ao fim de mais uma lenda... Espero que tenham gostado!
Já sabem se tiverem dúvidas ou sugestões deixem-nas nos comentários.
E não se esqueçam de nos seguir no Facebook.
Bye Bye!
Já sabem se tiverem dúvidas ou sugestões deixem-nas nos comentários.
E não se esqueçam de nos seguir no Facebook.
Bye Bye!
Sem comentários:
Enviar um comentário