Olá pandinhas! ~Haruna (◕‿◕✿)
Eu sei que hoje devia sair uma lenda japonesa, mas em vez disso, vou falar-vos do Ano-Novo japonês.
O Ano-Novo japonês, Oshōgatsu, é a comemoração mais importante do calendário japonês. Além da passagem do ano (dia 31 de Dezembro) e da chegada do novo ano (dia 1 de Janeiro), a festa continua por mais três dias ou, até mesmo, uma semana. O comércio, os bancos e as empresas fecham as portas durante este feriado nacional. Mas engana-se quem imagina que os nipónicos celebram a passagem de ano a beber champanhe ou a comer 12 passas de uva. Muitos japoneses costumam dirigir-se às praias mais famosas do arquipélago, como a ilha de Odaiba, em Tokyo, para ver espetáculos de J-pop ou danças tradicionais, numa festa que normalmente termina com fogo-de-artifício.
Considerado sagrado pelos japoneses, o Oshōgatsu é, acima de tudo, uma data reservada para que cada pessoa se possa purificar, fazer orações e dar as boas-vindas ao ano que se inicia.
Para ficarem a conhecer os principais costumes japoneses nesta data devem clicar em “Ler Mais”.
Purificação:
A preparação para o Oshōgatsu começa cedo. Em Novembro, as donas de casa japonesas fazem uma limpeza geral às suas casas. A essa limpeza chamam de Oosouji, uma espécie de purificação. Acredita-se que é preciso entrar no novo ano com tudo limpo. Esta limpeza estende-se às empresas, e os funcionários são convocados para fazerem uma limpeza geral no ambiente de trabalho. Também é costume fazer uma limpeza no segundo dia do ano.
Na véspera:
Na noite de 31 de Dezembro, em todo o Japão, é possível ouvir os sinos dos templos entoando as 108 badaladas para receber o Ano-Novo. A cerimónia, conhecida como joya no kane, relembra os japoneses dos 108 pecados existentes no homem, segundo a religião budista. Mas não são somente os budistas que aderem a esta tradição. Para a maioria dos japoneses, esta é a hora de procurar a purificação e saudar o ano que chega.
(joya no kane)
As refeições de Ano-Novo:
Como não se trabalha nos dias do Oshōgatsu, as donas de casa japonesas têm de preparar as refeições para os três dias antecipadamente e com alimentos que possam durar esse período sem que se estraguem. Surgiu, assim, a tradição de comer toshikoshi-soba (uma espécie de macarrão) na última noite do ano. Outra tradição é a de se beber otosô (saquê doce), que começa a ser servido logo pela manhã. Segundo os antigos, o vinho de arroz japonês traz saúde e vida longa. A refeição de Ano-Novo é chamada de Osechi-Ryouri, um banquete especial que inclui diversos pratos preparados antes das festividades, dispostos numa caixa de madeira laqueada, chamada de Jūbako.
O prato principal é o Ozoni, uma sopa à base de mochi, vegetais, frutos de mar e, por vezes, carne. Quem come o Ozoni no Oshōgatsu terá sorte e a graça dos deuses durante o ano. Uma lenda, levada para o Japão pelo povo chinês há mais de mil anos, afirma que quem comer mochi no Ano-Novo estará comendo o espírito do arroz, enriquecido pelos deuses. O bolinho de arroz que compõe o prato é oferecido aos deuses antes das comemorações do Oshōgatsu.
(toshikoshi-soba)
(Osechi-Ryouri, na Jūbako)
(Ozoni)
Agradecimento aos Deuses:
No Oshōgatsu, não pode faltar o Kagamimochi. Feito de dois bolos de arroz (mochis) dispostos um sobre o outro e decorados com papel japonês, folhas de matsu e daidai (espécie de laranja japonesa), o kagamimochi é colocado sobre um altar como forma de agradecimento aos deuses budistas e xintoístas, especialmente Toshigami, o deus que, segundo a lenda, costuma visitar as residências no Ano-Novo.
(Kagamimochi)
Boa sorte e proteção:
Heisoku, um enfeite que simboliza a boa sorte e a protecção das casas contra o mal, é uma dobradura sem corte feita em washi (papel japonês). Ele deve ser feito pelo chefe da casa ou, na falta desse, pelo filho mais velho. As mulheres não podem fazê-lo, pois isso poderia causar ciúmes à deusa Amaterasu, a quem é dedicado.
(Heisoku)
Feliz Ano Novo em japonês:
Em vez saudarem o futuro, como os ocidentais fazem ao dizer “Feliz Ano-Novo”, os japoneses agradecem pelos favores obtidos durante o ano que está terminando, dizendo: “Akemashite omedetou gozaimasu!”
E é tudo por hoje.
Não se esqueçam de comentar e seguir a nossa página do Facebook.
Desejo a todos os meus pandinhas um Feliz Ano Novo!
Bye bye.
Sem comentários:
Enviar um comentário