Olá Pandinhas (◕‿◕✿) ~Haruna Chan
Hoje é 13 de Janeiro, a 2ª Segunda-Feira de Janeiro, feriado nacional no Japão. Mas porque é que tem a 2ª Segunda-Feira de Janeiro de tão importante para ser feriado? É simples... Neste dia comemora-se o Seijin no Hi.
Seijin no Hi (成人の日), literalmente "Dia da chegada da Maioridade", é um feriado nacional no Japão desde 15 de Janeiro de 1948, quando foi estabelecido. No entanto, com a oficialização do sistema Happy Monday (Segunda Feira Feliz) o Seijin no Hi passou a ser comemorado na 2º segunda feira de Janeiro.
Querem saber mais sobre este dia? Então cliquem em "Ler Mais".
Como surgiu este dia?
Segundo a mitologia nipónica este dia surgiu quando um jovem príncipe vestiu roupas novas para marcar a sua passagem para a vida adulta, no ano de 714 D.C., mas o dia só foi oficializado anos mais tarde, em 1948.
O que se comemora no Seijin no hi?
Como já referi em cima Seijin no Hi é o Dia da Maturidade e, como tal, esse dia é uma celebração para todos os jovens adultos que atingiram os vinte anos durante o ano de estudo. Os jovens, de ambos os sexos, que fizeram 20 anos a partir de 2 de Abril do ano anterior ou que os farão até dia 1 de Abril do ano vigente, são declarados adultos, ganham novos direitos e ficam aptos a uma série de responsabilidades e deveres.
Como se comemora?
Este momento é de festa por ser um “reencontro” de amigos da escola, onde se pode rever pessoas que não víamos há muito tempo. As comemorações consistem em várias cerimónias nas cidades locais, sendo quase sempre obrigatório uma visita ao templo e a entrega de presente aos “novos adultos”.
O que se veste no Seijin no hi?
As mulheres vestem uma espécie de quimono chamado de “furisode” (traje especial para jovens solteiras). Os homens preferem usar fato e gravata, ou os tradicionais “hakamas”.
A preparação das jovens é um ritual bastante complicado e demorado. Elas levam horas para se pentear e maquilhar, e ainda são quase obrigadas a contratar uma pessoa especializada para vesti-las conforme manda a rigorosa tradição, isto porque é praticamente impossível vestir o “furisode” sozinha.
O custo destes trajes femininos extremamente elevado, ao passo que o traje masculino, embora também caro, consegue ser muito mais acessível.
- Furisode:
- Hakamas:
E pronto, é tudo por hoje.
Espero que tenham gostado.
Não se esqueçam de comentar e seguir o nosso blog no Facebook.
Não sei se consigo voltar a postar antes de Domingo, por isso até lá.
Bye bye.
Sem comentários:
Enviar um comentário