Setsubun – O Festival para afastar os maus espíritos


Olá Pandinhas (◕‿◕✿) ~Haruna Chan
Hoje é dia 2 de Fevereiro e, por isso, amanhã é dia 3. Sabem o que acontece no dia 3 de Fevereiro no Japão? Não?!
Bem, neste dia comemora-se o "Setusbun".

Setusbun (節分) significa literalmente “Divisão das Estações”, e é uma forma de se despedir do Inverno e comemorar a chegada da Primavera.
Como já disse, é no dia 3 de Fevereiro que se comemora o Setsubun e, nesse dia, cada família segue um ritual especial chamado Mamemaki, que consiste em atirar grãos de soja torrados ao Oni para afastar os maus espíritos e a má sorte.


Querem saber mais sobre este dia? Então cliquem em "Ler Mais" (◕ω◕) 


O Mamemaki, é normalmente conduzido pelo Toshiotoko (alguém da família que tenha o signo chinês correspondente ao ano vigente), ou então pelo chefe da família. Outro membro da família é escolhido para desempenhar o papel de Oni (Demónio), que, vestindo uma máscara característica, joga grãos de soja torrados, para fora da residência. Ao mesmo tempo, os outros membros da família cantam repetidamente “Oni wa soto! Fuku wa uchi!" (鬼は外!福は内!), que significa: “Demónio e má sorte para fora! Sorte na casa!"
Vou deixar-vos aqui a música:



Mas porque se joga soja e não outra coisa?
Bem, para os japoneses os grãos de soja são um simbolo de pureza. Ao jogar os grãos de soja estão a purificar a casa e a expulsar os maus espíritos e a má sorte. 



Grãos de soja para atrair a sorte!
Tal como em Portugal se comem doze passas de uva no Ano Novo para atrair a sorte, no Japão, após o Mamemaki, cada pessoa deve comer a quantidade de grãos de soja torrados correspondente à sua idade. (Ex: Uma pessoa com 30 anos deve comer 30 grãos de soja torrados.) 

Para além dos grãos de soja, que mais se come nesta data?
 Além dos grãos de soja, as pessoas comem um sushi especial chamado "Ehoomaki". Este tipo de sushi é preparado com uma folha inteira de nori (alga marinha) e recheado com sete ingredientes diferentes: Kanpiyo (aparas secas de cabaça), ovo, Sakura denbun (pó de peixe), shitake (cogumelo), camarão e anago (peixe de nome Congro). O Ehoomaki não pode ser fatiado, pois cortar significa ruptura/separação e com isso pode cortar-se a sorte.


(Ehoomaki, o sushi especial do "Setsubun")

(Criança japonesa a comer Ehoomaki)

Qual a Origem deste Ritual?
É comum vermos duas figuras representativas no ritual, o Oni e uma mulher. Segundo uma antiga lenda, uma velha senhora tenta roubar alguma coisa de um pobre velho. Porém a figura do velho era um disfarce do Oni, que tem o poder de adquirir aparência humana.
Ao dar-se conta do roubo, o velho, acabou revelando sua verdadeira natureza de Oni. Com o susto, a velha apanhou a primeira coisa que viu à sua frente, grãos de soja, e atirou-os ao Oni. Foi assim que surgiu o Mamemaki, ou seja, o ritual de jogar grãos de soja para expulsar o demónio e a má sorte.


(Máscaras tradicionais do ritual: A velha e o Oni.)


Fonte: www.japaoemfoco.com. Toda a informação foi retirada deste blog. É um blog muito completo e se gostam da cultura japonesa deviam visita-lo. 

E pronto, é tudo por hoje...
Não se esqueçam de comentar e seguir o nosso blog no facebook.
Bye, bye...

Sem comentários:

Enviar um comentário