Olá Pandinhas! (◕‿◕✿) ~Haruna Chan
Hoje vou falar-vos do Dia da Mãe no Japão. Ao contrário do que acontece em Portugal, onde o Dia da Mãe se comemora no primeiro domingo de Maio, no Japão, o “Haha no Hi” (母の日), como se chama ao Dia da Mãe, comemora-se no segundo Domingo de Maio.
Originalmente era comemorado no dia 6 de Março, dia do aniversário da Imperatriz Kojun, mãe do imperador Akihito, o actual imperador do Japão.
Querem saber como chegou este dia ao Japão, como se comemora e quais os presentes mais populares para as mães? Então cliquem em "Ler Mais".
Origem do Haha no Hi no Japão
O Dia da Mãe foi instituído no Japão pela União imperial da Mulher a 6 de Março de 1931 e o festival espalhou-se por todo o país por volta de 1949. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, os costumes ocidentais foram completamente proibidos no Japão e assim a tradição de comemorar o Dia da Mãe chegou a um impasse. Só no fim da Segunda Guerra Mundial, é que o feriado voltou a ser celebrado no Japão, seguindo o calendário ocidental, ou seja, no segundo Domingo de Maio.
Como se comemora?
Muito mais do que um feriado comercial, o Dia da Mãe é o dias em que mostramos o amor e o apreço que temos por a mulher que nos deu vida e de agradecer-mos tudo o que ela fez por nós.
Neste dia, as famílias costumam ir a parques ou praças para um passeio em família. É também muito comum as crianças cozinharem algo especial para as mães, participarem em concursos de arte, onde desenham um retrato das mães, como forma de homenageá-las. Esses desenhos, chegam a viajar para outros países, para serem compartilhados com o mundo.
Qual o presente mais popular?
O presente mais popular no Japão no Dia da Mãe são os cravos vermelhos, cor de rosa ou amarelos. Porquê? Porque os cravos são considerados o símbolo das mães por causa da sua doçura, pureza e resistência.
Devido à grande procura dos cravos, nos dias que antecedem o Dia da Mãe, as floristas aumentam os preços destas flores de maneira absurda. Um ramo de cravos pode chegar a custar 3000 ienes, cerca de 20 euros.
As lojas oferecem uma gama de outros possíveis presentes para as mães como lenços, cachecóis, malas, carteiras e jóias.
Neste dia, também são feitas orações especiais em escolas e lugares públicos para homenagear as Mães.
E pronto pandinhas, é tudo por hoje.
Já sabem se tiverem dúvidas ou sugestões podem deixa-las nos comentários...
Até à próxima!
Sem comentários:
Enviar um comentário