☆*✲゚*。Moda Japonesa 。*゚✲*☆ ➨ Visual Kei


Olá pandinhas (◕‿◕✿) ~Haruna Chan
Pois é, parece que estou de volta! ヽ(*≧ω≦)ノ
 Hoje vou trago-vos algo um pouco diferente, vou falar-vos sobre moda japonesa, mais precisamente Visual Kei!
Muita gente gosta deste estilo, mas será que sabe como surgiu? Ou será que conhece os vários sub-estilos em que se divide? Não!? Então continuem a ler…
O post é um bocadinho grande, por isso vamos começar…

O Visual Kei (ビジュアル系) ou Visual Rock é um movimento musical que consiste na mistura de diversas vertentes da música rock, muitas vezes com a inclusão de instrumentos clássicos, como o violino, violoncelo, cravo, órgão e piano. É caracterizado por um estilo Punk/Gótico híbrido, influenciado pelas bandas de J-Rock.
Uma das particularidades deste movimento é o destaque dado à aparência excêntrica dos artistas: trajes elaborados, maquilhagem marcante, cabelo colorido com penteados incomuns, performances extravagantes e em alguns casos, aliada a uma estética andrógina.




Origem do Visual Kei
O Visual Kei surgiu no final de 1980, tendo como auge os anos 90. As primeiras bandas Visual Kei foram: X Japan, D’Erlanger, Dead End, Buck-Tick, Kamaitachi e Color. Seguidas pelas novas bandas: Glay, Kuroyume, Luna Sea e L’Arc-en-Ciel.
Somente no ano 2000 é que o Visual Kei ganhou popularidade na Europa e Estados Unidos, através das bandas Moi dix Mois, D’espairsRay, BLOOD, Kagerou, Kagrra, Onmyo-Za, Nightmare e the GazettE.
No entanto, um ano antes, em 1999, a popularidade mainstream do Visual Kei no Japão começou a cair. Em 1997 deu-se o fim da banda X Japan e a morte do seu guitarrista, Hideto Matsumoto, em 1998, chocou inúmeros fãs. Logo depois, em 2000, foi a vez da banda Luna Sea se separar.
Depois de estar adormecido durante uns anos, em 2007, o estilo “acordou”, com o regresso das bandas X Japan e Luna Sea. Assim, as bandas Visual Kei caíram novamente no gosto do público recebendo o nome de “Neo-Visual Kei”.

A música
Apesar deste termo ser referente à imagem das bandas, Visual Kei pode referir-se também à música tocada por elas, uma vez que muitas delas produzem músicas que não se encaixam em nenhum dos outros rótulos musicais existentes.


Dentro do Visual Kei existe ainda uma grande variedade de estilos, tais como:

  • Angura Kei: O termo deriva de “Underground Kei”, uma vez que “Angura” é uma palavra japonesa com significado equivalente à expressão inglesa “underground”. O conceito Angura Kei foi aplicado, pela primeira vez, nos primeiros teatros nipónicos nos anos 60 e depois noutras formas de arte, como a pintura e a música. As bandas deste estilo são influenciadas pela própria cultura japonesa, principalmente tradicional e arcaica e, têm como objectivo criar algo unicamente japonês. Evitam influências estrangeiras e adoptam um visual simples optando por roupas típicas nipónicas, como o quimono ou o uniforme escolar e maquilhagem monocromática, em preto e branco. Exemplo: Onmyo-za

  • Aristocrat & Gothic Kei: Também chamado de Elegant Gothic Aristocrat (EGA), este estilo possui bastante elegância e “glamour”. As roupas deste estilo têm influência vitoriana: saias longas, calças de alfaiataria, blusas com golas trabalhadas ou com folhos, botas vitorianas, corpetes, quase sempre em tons escuros, mas sem excluir o branco e o creme. As peças são, quase sempre, as mesmas para homens e mulheres. Apesar das semelhanças, o EGA não é considerado um subestilo Lolita, nem mesmo um estilo em si, EGA é a definição de uma linha de roupas no estilo Aristocrat, que tem as suas próprias regras. Exemplo: Malice Mizer
  • Eroguro Kei: A palavra “eroguro” é uma mistura adaptada para o japonês das palavras inglesas “erotic” e “grotesque” . Este termo vem do movimento “Eroguro Nonsense”, estilo artístico criado no Japão nos anos 20, expressado através da literatura, artes visuais e, no final dos anos 80, da música.  Os temas do Eroguro Kei são, geralmente, representações decadentes da sexualidade, horror chocante, humor sádico, etc… A maquilhagem dos integrantes deste estilo é feita para deixa-los com uma aparência feia e mais agressiva, já as roupas podem ser tanto trajes comuns ou trajes mais elaborados. Exemplo: MUCC
  • Kotekote Kei: É a vertente mais comum do movimente Visual. Este estilo possui características andrógenas e obscuras, com um som muito peculiar. Exemplo: Dué le quartz.
  • Koteosa Kei: É uma evolução do estilo Oshare Kei misturado com algumas características do estilo Kotevi KeiExemplo: L.M.C.
  • Kotevi Kei: É um dos géneros mais importantes do Visual Kei, no qual as bandas dão mais ênfase à performance no palco do que à música em si. Dentro deste estilo podemos ainda encontrar dois sub-géneros, o “Kuro Kei” (Caracterizado pelo som pesado e obscuro e maquilhagem escura) e o “Shiro Kei” (Caracterizado pelo som mais leve e harmonioso.) Exemplo: L’arc en Ciel / Dir en Grey
1. Dir en Grey (Kuro Kei)

2. L'arc en Ciel

  • Nagoya Kei: Este termo é utilizado para designar as bandas de Visual Kei cujas actividades se concentram nos arredores da região de Nagoya. As bandas deste estilo ganharam força nos anos 90 e prosperaram no cenário de gravadoras independentes. Exemplo: Kuroyume
  • Oshare Kei: Encaixam-se neste sub-estilo as bandas que possuem um visual mais colorido e de aspecto infantil. O som é geralmente mais leve e com um ritmo mais animado, no entanto algumas bandas deste estilo criam músicas mais pesadas. Exemplo: Antique Cafe (Ancafe)


Visual Kei no Ocidente
O Visual Kei e o J-Rock começaram a conquistar fãs ocidentais com grande frequência entre o final dos anos 90 e inico de 2000, divulgados de fãs para fãs através da internet, pessoalmente ou mesmo como uma promoção profissional realizada através das trilhas sonoras dos animes.
Com o tempo, o número de fãs de Visual Kei foi aumentando no ocidente, onde o rock japonês tornou-se, assim como no Japão, um segmento de arte e entretenimento independente de outros da culturas pop japonesa.


Existem bandas de Visual Kei femininas?
Claro que sim!
Apesar do Visual Kei ser um estilo predominantemente dominado por homens, também existem bandas formadas somente por raparigas.
Exemplos:

  • Danger☆Gang

  • Ganglion

  • DESTROSE

  • Hurly Burly


e muitos outros sites...


E vocês também gostam deste estilo? Quais são as vossas bandas de J/Rock favoritas?
Digam-nos nos comentários.
 Bye bye (*≧ω≦)

1 comentário:

  1. eu amo o visual Eroguro Kei, é tão fofo >.<
    Não sabia que existia tantas variedade Visual Kei .
    Eu conheci o Visual Kei atrás do meu divo Machigerita, desde entao passei amar esse estilo xD

    Blog || Aishiteru em Contos ||

    ResponderEliminar