Olá pandinhas! (◕‿◕✿) ~Haruna Chan
Ontem, dia 3 de Março, festejou-se no Japão o “Hina Matsuri” (雛祭り), conhecido como "Festival da Bonecas" ou o "Dia das Meninas". Há ainda quem chame a este dia “Momo no Sekku” que, literalmente, significa "Festival das Flores de Pessegueiro", uma vez que nesta época aparecem as primeiras flores de pessegueiro, indicando o fim do Inverno e o começo da Primavera. Para além disso essas florzinhas simbolizam o casamento feliz e servem para homenagear as meninas.
Assim, este festival serve para enfatizar os laços do casamento e o desejo de prosperidade, felicidade, saúde e sorte das meninas, mantendo longe delas todo o mal.
Querem saber mais sobre este dia?? Então cliquem em “Ler Mais”…
Como nasceu o “Hina Matsuri”?
Esta tradição teve origem durante o Período Heian, no Japão. Este festival nasceu de um antigo costume, o “Hina Nagashi” (Bonecas Flutuantes), onde as bonecas eram colocadas num pequeno barco de palha e deitadas à água dos rios, pois acreditava-se que as bonecas tinham o poder de conter maus espíritos e, ao serem deitadas ao rio, levavam com elas o mal.
Hina Doll, as bonecas do Hina Matsuri...
Os símbolos deste festival são as bonecas, que são dispostas sobre um altar todos os anos. Geralmente, o altar é preenchido com 15 bonecas, no mínimo, trajadas com os trajes imperiais do Período Heian. Para além das bonequinhas, são incluídos no altar objectos relacionados com a corte imperial, de modo a conferir realismo ao evento, tornando-o numa verdadeira produção artística.
Os Hina Dolls são colocados no altar de acordo com uma hierarquia, começando com os Dairi-sama, que representam o Imperador e a Imperatriz, seguidos dos príncipes, ministros e artistas (artesãos, poetas, músicos e pintores).
Para os japoneses, estas bonecas são muitos mais do que apenas artigos de decoração, uma vez que se acredita que elas têm o poder de afastar maus espíritos, doenças e má sorte.
Quais as comidas típicas deste dia?
Bebidas:
- Shirozake, uma bebida feita à base de arroz e sem teor alcoólico.
Comidas:
- Hina Arare, biscoitos feitos à base de arroz e soja e forrados com açúcar colorido.
- Hishimochi, bolo de arroz doce com camadas de cores rosa, branco e verde. Este bolo é simbolo de fertilidade e é colocado ao pé do altar com os Hina Doll.
- Chirashizushi, um prato com arroz coberto com ingredientes muito coloridos como legumes e frutos do mar...
- Sakuramochi, bolo de arroz parecido com o Hishimochi, enrolado numa folha de cerejeira.
- Hamaguri Ushio-jiru, uma sopa onde são colocadas duas conchas de moluscos que representam um casal unido e pacífico.
Música tradicional do Hina Matsuri
Durante o Festival das Bonecas há uma música bastante cantada nas escolas pelas crianças. Essa música é chamada de “Ureshii Hina Matsuri” que, literalmente, significa “Feliz Festival das Bonecas“. Abaixo deixo-vos um video da música com a letra e a respectiva tradução. O vídeo foi retirado do canal de youtube de: Americo Brasill.
*Glossário*:
- Período Heian: É a última divisão da história clássica japonesa, indo de 794 a 1185.
Fontes: A maior parte da informação foi retirada do blog japaoemfoco.

E é tudo por hoje pandinhas!
Já sabem, se tiverem dúvidas ou sugestões podem deixa-las nos comentários.
Não se esqueçam de seguir o nosso blog no Facebook.
Bye bye...
Sem comentários:
Enviar um comentário