Desenho Digital - Parte II (Conceitos Básicos do Sai)


Olá Pandinhas! Watashi wa Nicole desu! ~Sem paciência para a lerdeza da minha net~ Como vão? Tenho estado a organizar as próximas postagens, temos bastantes temas para vocês! (se bem que estou sem paciência para fazer nenhum '-') Bom, o assunto de hoje é a continuação da primeira parte de Desenho Digital, a postagem é enorme e demorei uma eternidade para a fazer e ainda nem revi, por isso deve ter uns erros graves por aí >.< Já sabem que se tiverem alguma dúvida ou se virem que alguma coisa está em falta, podem sempre deixar um comentário (o⌒.⌒o)


1. Começar
Ao abrir o Sai, reparam que está "dividido" em 3 partes: a coluna de cores e de ferramentas, a coluna das camadas e da navegação, e a "zona de trabalho" como gosto de lhe chamar. Podem dar uma espreitadela para ver como tenho o meu organizado: (x)

Em "Arquivo" > "Novo", irá ser aberta uma nova janela. É aqui que colocamos as dimensões para a tela. (x) Escolham um tamanho com que estejam confortáveis e notem que o tamanho dos pincéis tem percepções diferentes conforme o tamanho da imagem em si. Um pincel de 40 de diametro ocupa mais espaço numa tela de por exemplo 600x600 px do que numa de 1200x1200. Uma coisa bastante importante também relacionada com a janela que se abriu é a resolução. Quanto maior, maior qualidade a imagem tem. A resolução de 300 dpi é a mais utilizada.

2. A Coluna das cores e pincéis.
Normalmente tenho aberto o circulo de cores (x), e onde guardo algumas delas (não sei o nome). Aproveito para ensinar a guardar. Com o botão direito do rato no "quadradinho" que se quer, escolhe-se "Set". No tal quadrado vai ficar guardada a cor que está em uso (se for no meu caso é aquele castanhinho) (x). O resto da coluna é default por assim dizer. Nas definições de pincéis aproveito para dizer que o que se costuma mexer é apenas nestas opções (x) O resto é definições avançadas que se costuma personalizar ao criar um novo pincel ~irei falar disso mais tarde.

3. O cabeçalho acima da tela.
Existe um cabeçalho fininha acima da imagem que estamos a trabalhar e existem duas coisas bastante importantes nele. Uma delas é o estabilizador (x) Quanto maior, menos "tremido" será o pincel, e mais lento também. A outra é a opção de inverter a imagem (x). Porque é que é útil? Porque ao inverter, alguns erros irão ser mais perceptíveis e assim evita que o desenho fique estranho sem saber o motivo. De um lado pode parecer bem feito mas quando o invertemos notamos que alguma coisa não está bem.

4. A parte da navegação
Conseguem ver o fosso progresso em miniatura? E um quadrado vermelho a tracejado? Ao arrastarem o quadrado a posição do vosso desenho muda. As barras abaixo juntamente com o que eu disse acima são o que eu chamo da parte da navegação. A primeira barra diz respeito ao Zoom e a segunda barra diz respeito à rotação, que é bastante útil já que existem certas posições em que é bastante difícil de traçar ou desenhar e assim mudamos o ângulo até conseguir achar uma posição confortável de desenhar.

5. Agrupar (Clipping Group) / Preservar opacidade
Na coluna onde está a navegação, existem como podem reparar essas opções do subtítulo que são bastante úteis e fundamentais. O que são? Bom, primeiro para perceberem bem esta parte vou exemplificar o que são camadas. Não são nada mais, nada menos do que "folhas transparentes" onde se desenha. É importante trabalhar com várias camadas pois se algo não der resultado não corremos o risco de apagar tudo. Agora o que é tem a ver com a opção agrupar?

 Tendo duas camadas, sendo a de cima com a opção de agrupar esta só vai incluir no desenho apenas o espaço que está "pintado" na camada abaixo. Vejamos um exemplo, o roxo é a camada de baixo e o rosa é a camada de cima. Isto é como parece sem a camada de cima estar agrupada (x) (x) e isto é quando já fica agrupada (x) (x). Como podem ver, a barrinha rosa indica a camada que está agrupada à de baixo. E então qual é a diferença entre preservar a opacidade?

Como tinha explicado, as camadas são como se fossem papel transparente. Podemos misturar cores entre papeis? Não. Ao preservar a opacidade podemos dar a volta a isso. Esta opção é a mais aconselhável  para quem gosta de usar pincéis que possibilitam a "alternância" da cor (com isto quero dizer que ás vezes na pincelada misturam as cores) mas que querem usar apenas o espaço da cor base, sem correr o risco de "sair para fora", então basicamente o que temos é isto (x) (x)

6. Efeito Fringe
É o único efeito disponível à partida no Sai. Como usar? Assim (x). Não irei explicar muito o que é por palavras, porque é até bem fácil de saber o que é vendo, mas no fundo apenas coloca uma borda. Então o efeito é esse (x)

Chegamos ao fim das noções básicas do Sai. Espero não me estar a esquecer de nada, e desculpem a minha letra horrível... A próxima parte irá ser essencialmente sobre a lineart, fiquem atentos!

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