5 Filmes J-Horror Para Ver Neste Halloween


Olá pandinhas!! (˼●̙̂ ̟ ̟̎ ̟ ̘●̂˻) ~Haruna 

É Halloween novamente! E existe melhor forma de passar este dia do que com uma sessão de filmes de terror? Claro que sim! Como? Com uma sessão de filmes de terror japoneses!

Por isso, hoje vou deixar-vos uma lista de 5 filmes para verem este Halloween.
Mas antes temos de saber o qu diferencia os filmes J-Horror dos ocidentais.


Ao contrário do cinema de terror ocidental, o japonês (J-Horror) é célebre pela sua temática única e tratamento característico do género. Este tende a focar-se no aspeto psicológico e na gradual construção de tensão, normalmente envolvendo fantasmas e outros temas da religião popular.




Dentro dos muitos filmes J-Horror que vi, este é o meu Top 5:



5. Kairo / Pulse (2001)


Estudantes universitários investigam um site que promete aos visitantes a oportunidade de interagir com os mortos. Dirigido por Kiyoshi Kurosawa, ganhou um remake americano com o mesmo nome, "Pulse", em 2006. Este filme está longe de ser igual a qualquer outro J-Horror e, é especialmente adequado para quem prefere algo mais “soft”. Sombrio e arrepiante passa uma mensagem que vai permanecer connosco para sempre.  





4. Honogurai Mizu No Soko Kara / Dark Water (2002)


Yoshimi e a sua filha de 6 anos mudam-se para um assustador apartamento, cuja cada superfície é permeada por água. Esta mãe terá de enfrentar forças sobrenaturais para proteger a sua filha. Dirigido por Hideo Nakata ganhou, em 2005, um remake americano “Dark Water”. Comovente e arrepiante, este é definitivamente um filme a não perder.





3. Rinne / Reincarnation (2005)


Uma atriz começa a ter experiências e visões estranhas depois conseguir um papel num filme de terror sobre uma onda de assassinatos real que ocorreu há mais de quarenta anos atrás. Dirigido por Takashi Shimizu tem todos os ingredientes para um bom filme de terror. Assustador, subtil, inteligente e com um final totalmente inesperado, vale a pena dar-lhe uma hipótese. Prometo que não se vão arrepender.




2. Ringu / The Ring (1998)


Brutalmente assassinada pelo seu pai, o fantasma da filha de um vidente mata todos aqueles que assistam a um misterioso vídeo após 7 dias. Quem não conhece esta história… Dirigido pelo grande Hideo Nakata, este foi um dos filmes J-Horror com mais sucesso no Japão, acabando por ganhar dois remakes: o sul-coreano “The Ring Virus e o norte-americano “The Ring”. Ringu tem a estrutura perfeita para um filme de terror, é assustador, arrepiante e deixa-nos colados ao ecrã sempre à espera que algo mau aconteça...



1. Ju-On / The Grudge (2002)


Um misterioso e vingativo espírito persegue todos aqueles que se atrevam a entrar na casa em que ele reside. Dirigido por Takashi Shimizu, é um dos filmes de terror japoneses mais famosos, tanto que acabou por ganhar um remake americano, “The Grudge”, em 2004.
A história não é linear, o que por vezes, torna o filme um pouco confuso, no entanto é bastante intenso e assustador. 
Este foi o primeiro J-Horror a que assisti e, por isso, tem um lugar especial no meu coração. A sua atmosfera aterrorizante deixou-me completamente assustada durante o filme inteiro, no entanto era incapaz de desviar os olhos da televisão. Mesmo depois de prometer a mim mesma que nunca mais o vou voltar a ver, acabo sempre por fazê-lo e o resultado é sempre o mesmo: não ir à casa de banho durante a noite, verificar os armários e cobertores antes de ir dormir, dormir com a luz ligada, etc...  


Bónus: Saimin / Hypnosis (1999)


Três suicídios, aparentemente não relacionados, ocorrem no mesmo dia em Tóquio. O primeiro envolve uma jovem atleta, o segundo um noivo no dia do casamento, e o terceiro um homem idoso que comemora o aniversário da sua esposa. O que eles têm em comum? Um "macaco verde". Dirigido por Masayuki Ochiai, é um filme diferente, sem fantasmas ou assassinos, que trabalha com diferentes elementos de horror que o tornam imprevisível. É, sem dúvida, um thriller excelente, com uma abordagem bastante original, mortes horríveis e uma reviravolta inesperada. Se estão fartos dos filmes de terror comuns, que giram sempre em torno do mesmo, este é um filme que não podem perder.



E pronto pandinhas, já sabem como podem passar o vosso Halloween.
Se virem ou se já viram algum destes filmes digam o que acharam nos comentários ou no nosso Facebook.
Happy Halloween! ψ(`∇´)ψ

Sem comentários:

Enviar um comentário