ψ Enciclopédia Yōkai ψ → Shiryō



Olá pandinhas! (◕‿◕✿) ~Haruna

Shiryō (死 霊) são os fantasmas dos mortos e são o contrário de ikiryō, os fantasmas dos vivos. A palavra shiryō é sinónimo de yūrei ("espírito fraco") , uma vez que ambos se referem ao fantasma clássico japonês. A diferença entre eles é que, enquanto o yūrei pode não se referir a um espírito mau, shiryō é quase exclusivamente usado para se referir a espíritos desagradáveis e malévolos. A inclusão do kanji 死 (shi = morte) é a pista de que este fantasma é tudo menos bom.




Ficha Técnica
Tradução: fantasma morto
Nomes Alternativos: shirei
Habitat: areas habitadas
Dieta: nenhuma; prospera em função das suas emoções


Aparência: 
Tal como o yūrei, também os shiryō mantêm a aparência que tinham antes de morrerem, mantendo as características e as roupas que usavam no momento da sua morte ou enterro. Como tal são frequentemente “vistos” vestidos de branco ou com quimonos de enterro brancos. O seu cabelo é geralmente preto, longo e despenteado obstruindo o seu rosto.



Interações:
Shiryō age de forma semelhante ao ikiryō, aparecendo a parentes ou amigos próximos do falecido. Enquanto que o ikiryō geralmente aparece nos momentos que antecedem a sua morte, um Shiryō aparece nos momentos imediatamente após a morte. Quando alguém aparece, é na maioria das vezes para dar um último adeus a seus entes queridos antes de partir, no entanto, Shiryō não aparecem sempre afim de dizer adeus; às vezes eles vêm para levar os seus entes queridos com eles para o mundo dos mortos.


Assombrações Famosas:
 A crença em Shiryō remonta à pré-história. Segundo uma lenda, havia uma jovem que vivia com o seu pai. Quando este faleceu o seu Shiryō apareceu diante da jovem e tentou levá-la com ele para o mundo dos mortos. A menina escapou por pouco e fugiu de casa para pedir ajuda. Todas as noites, vários amigos e familiares distantes vinham passar a noite com ela para a vigiar e, todas as noites sem falta, o Shiryō do seu pai voltava para tentar levá-la consigo. Só depois de um mês é que o fantasma parou de aparecer, deixando a menina em paz.


E é tudo por hoje...
Se tiverem alguma dúvida ou sugestão para o próximo "monstrinho" deixem-na nos comentários ou no nosso Facebook.
Bye, Bye! ( ・ω・)ノ

Sem comentários:

Enviar um comentário