Olá Pandinhas :3! Bom,hoje irei dar inicio ao nosso "Livro de Receitas" com um doce japonês comum, simples e famoso.
Nunca viram personagens comer umas bolinhas como espetada? A essas bolinhas, chamam-lhe de Dango. No entanto, o Dango tem várias variações e aquele que vou postar agora é o Hanami Dango.
Eu queria antes postar o Bocchan Dango, já que o Hanami é como se fosse uma versão falsificada do primeiro, mas não encontrei uma receita credível.
As cores do Bocchan Dango provêm de ingredientes como o feijão vermelho (a bolinha rosa), o chá verde (a bolinha verde) e ovo (bolinha branca),enquanto o Hanami Dango não leva feijão vermelho nem ovo, mas sim corantes alimentares.
Então aqui vai :
Ingredientes:
- 1/2 cháv. de farinha de arroz
- 1/2 cháv. de farinha de arroz glutinoso
- 1/2 cháv de fécula de batata
- 1 cháv, de açucar branco
- 1 cháv. de água
- 2 gotas de corante vermelho
- 1/2 colher de sopa de chá verde em pó
- Essência de baunilha
Preparação:
Numa taça colocam-se as farinhas, a fécula, o açúcar e a água e mistura-se tudo muito bem.
Separa-se esta mistura por 3 taças pequenas (cerca de 3/4 de cháv. por cada taça). Uma delas deixa-se em branco e coloca-se a essência de baunilha a gosto (não convém ser muito para não alterar a cor). Noutra coloca-e o corante vermelho e mistura-se bem. Na outra o chá e mistura-se.Levam-se as 3 taças ao microondas durante 2 min na máxima potência (não convém ficar muito seco). Depois retira-se a massa e com as mãos molhadas bate-se cada pedaço até formar uma tira cilindrica. Corta-se cada tira em cerca de 9 a 10 pedaços.
Rolam-se esses pedaços até fazer bolinhas e espetam-se nos pauzinhos de madeira (préviamente demolhados em água) na seguinte ordem: verde, branco e rosa.
Cozem-se as "espetadas" ao vapor durante 10 minutos. Podem comer-se logo ou serem guardadas num recipiente fechado (não levar ao frigorífico!), cobertas por uma pequena camada de xarope de açúcar ou algo do género só para não secar ou estragarem-se.
Agora a música dos dangos! :3
(P.s.- a receita não é minha, encontrei neste blog)
como misturar açúcar se não tem açúcar nos ingredientes?
ResponderEliminarPeço desculpa, o lapso foi meu. Já corrigi e já agora, é preciso uma chávena de açúcar ;)
EliminarChávena seria xícara em português, grande beijo!
ResponderEliminarSim, chávena é o termo em Portugal para xícara no Brasil. Visto que o blog é mantido por pessoas portuguesas (incluindo eu) resolvi adaptar :) Beijos!
EliminarOnde podemos comprar farinha de arroz glutinoso em Portugal?
ResponderEliminarPerguntei a uma amiga que fez dangos e respondeu-me que não conseguiu encontrar, e por isso (pelo que eu percebi) substituiu a farinha de arroz glutinoso por apenas farinha de arroz, mas aconselha a comprar pela internet já que os dela não ficaram tão bons quanto queria.
EliminarOlá, estive algum tempo a procurar pela farinha de arroz glutinoso e encontrei uma loja muito interessante em Portugal que têm diversos produtos culinários internacionais, incluindo produtos japoneses, e eles ás vezes têm a farinha em stock, o melhor de tudo é que têm loja online. Achei que vos ia interessar este tipo de informação, pelo que decidi partilhar convosco ^^
ResponderEliminara loja online é esta:
http://www.glood.pt/
Muito Obrigada, Tixa *O* Iremos adicionar essa loja a uma futura página de links úteis do blog ^^
Eliminarfécula de batata normal ou a batata doce?
ResponderEliminarCadê a receita?
ResponderEliminarNão aparece, só o modo de preparo. ><