☆ Lendas Japonesas ☆ - A criação do Mundo 3#


Olá  (≧∇≦)/ ~ Haruna 

Lembram-se do que aconteceu na última lenda??
Bem, vou fazer um pequeno resumo. Izanagi e Izanami criam as ilhas do Japão, e têm filhos (Kamis), no entanto Izanami morre ao dar à luz o Kami do fogo. Izanagi procurou por ela no Mundo dos Mortos, mas acabou por ter de fugir, pois a sua mulher já se tinha tornado na Deusa da morte. Ao sair do Mundo dos Mortos, Izanagi criou três Kamis, Tsuki-Yomi (Deusa da Lua), Amaterasu (Deusa do Sol) e Susanowo (Deus da Tempestade).
Agora que já se lembram do que aconteceu na lenda anterior, podemos passar para a lenda de hoje...


O Mundo Sem Sol

Quando Izanagi deu origem a Amaterasu, Tsuki-Yomi e Susanowo ficou tão contente com os filhos concebidos que dividiu o mundo entre eles. 
  • A Deusa Amaterasu ficou com o governo das Altas Planícies do Céu.
  • A Deusa Tsuki-Yomi ficou com o governo dos Reinos da Noite.
  • O Deus Susanowo ficou com o governo dos Oceanos.

Todavia, enquanto Amaterasu e Tsuki-Yomi ficaram satisfeitas, Susanowo queixou-se, pois não queria governar os oceanos.
-Preferia ter a meu cargo Yomi, a Terra das Sombras.-declarou. Mas esse domínio pertencia a Izanami, Deusa da Morte e da Decadência. 
Por isso, em vez de tomar conta dos oceanos, Susanowo andava a vaguear pelo céu e pela terra, causando distúrbios por onde passava. Desenraizava as  árvores, destruía os arrozais e derrubava os edifícios. Por fim, desenhou nos céus um pónei sarapintado e deixou-o cair através do telhado do salão da tecelagem sagrada onde Amaterasu e as suas donzelas trabalhavam, tecendo o mundo num modelo de ordem. Amaterasu ficou tão indignada e assustada que fugiu. Fechou-se numa gruta de onde se recusou a sair. O mundo inteiro, tanto o céu como a terra, mergulharam nas trevas. Nada crescia e não tardou a reinar o caos.
Os deuses verificaram que teriam de atrair Amaterasu para fora do seu refugio. Juntaram-se à entrada da gruta e penduraram um espelho mágico nos ramos de uma árvore Sakaki. Depois fizeram com que os galos cantassem constantemente, dando a ideia de que estava a amanhecer. Acenderam fogueiras e, enquanto alguns dos Deuses tocavam música, uma jovem Deusa chamada Uzume trepou para uma celha de fundo para o ar e começou a dançar em cima dela. Uzume dançava de uma forma tão sedutora e tão engraçada que todos os oito milhões de Deuses se riam às gargalhadas a ponto de fazer tremer o céu.
Amaterasu ficou tão intrigada que entreabriu a porta da gruta e perguntou:
-Que se passa?
- Estamos a festejar - respondeu Uzume - pois encontramos uma Deusa que brilha ainda mais do que tu.
Amaterasu olhou para fora e os Deuses voltaram para ela o espelho mágico de forma a que ela conseguisse ver a própria imagem. Enquanto ela contemplava, maravilhada a sua própria beleza radiosa, um dos deuses pegou-lhe na mão e levou-a para fora da gruta, ao mesmo tempo que outro fechava a entrada da gruta com uma corda de palha.
(Amaterasu contempla a sua beleza ao espelho)

Foi assim que Amaterasu foi levada a regressar ao mundo. E desde essa ocasião nunca mais o sol voltou a faltar.
Oh, é verdade... Quanto a Susanowo, os Deuses castigaram-no, expulsando-o das Altas Planícies do Paraíso, por ter sido ele o causador de tudo. Mas nem por isso ele deixou de provocar distúrbios na terra com as suas temerosas tempestades.

Fonte: Livro ilustrado de Mitos , Contos e Lendas do Mundo - Neil Philip 

*Glossário*:
  • Árvore Sakaki: Esta árvore é sagrada no Japão. O seu nome significa Árvore da Prosperidade, dá flores brancas de cinco pétalas e frutos redondos com muitas sementes. A sua forma resistente associa-a à regeneração e à imortalidade, os seus ramos são muito utilizados em rituais de purificação.
  • Uzume: Uzume é a Deusa Nipónica da alegria.

E pronto pandinhas, acabamos as lendas da Criação do Mundo segundo a mitologia japonesa. Agora já podemos falar sobre outras lendas. Se tiverem alguma sugestão  podem deixar um comentáriozinho... (☆^O^☆)

Adeus pandinhas, até à próxima ヽ(*≧ω≦)ノ

Sem comentários:

Enviar um comentário