☆ Lendas Japonesas ☆ - Tsuki no Usagi

Olá pandinhas! (◕‿◕✿) ~Haruna
Sabem, ainda bem que não postei a lenda a semana passada! Porquê? É simples... Porque só esta semana é que vai estar Lua Cheia. Pois é... A lenda de que vos vou falar hoje é baseada nas imagens formadas pelas sombras das crateras da lua e, se a lua não estiver completamente cheia não conseguimos ver as sombras. Quem é que nunca olhou para a brilhante lua cheia e tentou decifrar os estranhos desenhos que se formam na lua? Alguns dizem que a figura que se forma é a face de uma mulher de perfil, outros dizem que se trata de um camponês a carregar uma saca de feno às costas. No entanto estas respostas são ouvidas apenas no Ocidente. No lado Oriental da Terra, as pessoas afirmam que quem habita a superfície lunar é um coelho branco. Querem saber mais sobre este coelhinho? Então já sabem como é... Têm de clicar em "Ler Mais".


Tsuki no Usagi



A lenda de que vos vou falar hoje repete-se em diferentes civilizações, desde a cultura Maia e Asteca até à Japonesa, Coreana e Chinesa e, como o nome já revela, é sobre um coelho que… vive na lua (Tsuki no Usagi significa literalmente Coelho da Lua). Segundo a lenda Nipónica a imagem que observamos na superfície da lua é a silhueta de um coelho a bater mochi. A actividade do coelho faz levantar o pó branco do arroz e por isso a lua ganha a sua tonalidade branca. Existem várias versões diferentes desta lenda no Japão. Eu vou contar-vos as duas versões mais conhecidas.

Primeiro vou falar-vos da lenda origina que é também a mais conhecida.
1- Sob a brilhante lua cheia reuniam-se três grandes amigos numa floresta do Japão antigo: a inteligente Raposa, o Ágil Macaco e o Pacífico Coelho branco. Da Reluzente lua Cheia, observava-os o Velho da Lua, pensando para si mesmo qual dos três amigos seria o mais generoso. Sem pensar duas vezes, decidiu testa-los e, disfarçado de mendigo desceu à Terra. 
-Tenho fome. – Disse aos três animais.
A Raposa, sentindo pena do pobre homem, correu para o rio e, usando a sua inteligência, atraiu os peixes com a sua cauda e pescou-os com os seus dentes. Deu-os ao mendigo para que este consegui-se matara fome.
O Macaco, que também queria ajudar, usou toda a sua agilidade para escalar às árvores mais altas apanhando as mais bonitas frutas. Deu-as, também ao mendigo, para que este matasse a sua fome.
Mas o Coelho não tinha a inteligência da Raposa, nem a agilidade do Macaco, por isso não podia fazer nada para ajudar. No entanto o seu bondoso coração não permitia que se fosse embora sem ajudar. Foi então que teve uma ideia:
-Amigo Macaco, podes trazer-me lenha, por favor? – Perguntou o Coelho. – E tu, amiga Raposa, podes fazer-me uma fogueira?
Sem entenderem a intenção do Coelho os amigos atenderam os seus pedidos. O pequeno Coelho branco atirou-se às chamas escarlate, oferecendo a sua carne ao velho mendigo, para que este pudesse saciar a sua fome. 
O Macaco e a Raposa, que não esperavam a atitude do amigo, choraram a sua partida, reconhecendo que ele era a criatura mais generosa da floresta. 
De repente, uma aura de cor prateada envolveu o velho, revelando a sua verdadeira identidade, o Espírito da Lua.
-Não se preocupem. – Disse o espírito. – O vosso amigo está bem!
E assim, o nobre espírito da Lua, trouxe de volta o espírito do pequeno Coelho branco e disse: 
-O teu acto foi de muita bondade, provas-te ser o animal mais generoso da floresta. Mas não deves magoar-te a ti mesmo, ainda que seja pelo bem dos outros.
-O que será agora do nosso amigo? – perguntaram preocupados a Raposa e o Macaco.
-Eu vou leva-lo para a lua, e de lá, ele olhará por vocês.
E aconchegando o pequeno Coelho branco na sua quente manta, o Espírito da Lua subiu ao céu.
Dizem que até hoje o coelho da lua olha por aqueles de corações generosos enquanto se diverte fazendo bolinhos de arroz para enviar a seus amigos que ficaram na terra, a Raposa e o Macaco.

Em algumas versões desta lenda:
-As chamas não queimam o coelho.
-O velho impede o coelho de saltar

Esta versão é mais recente e foi escrita por Naoko Takeuchi.
2- Há muitos, muitos anos anos, habitava na Terra uma bonita Deusa. Certo dia, sem pensar na consequências, desobedeceu às leis da época. Como castigo ao seu pecado, foi transformada num coelho e enviada para a Lua. A Deusa, agora coelhinha, vagueou pela Lua durante vários dias e, quando estava mesmo a perder a esperança de encontrar alguém, avistou ao longe o que parecia ser um palácio. Mesmo pensando que talvez tudo não passasse de uma ilusão, a coelhinha correu o mais que conseguiu. Não havia nada na Terra que se assemelha-se à beleza daquele palácio lunar de Cristal, o palácio onde habitava a Deusa da Lua. A Deusa gostou tanto da coelhinha que acabou por adopta-la. A coelhinha não era só bonita como também era mágica e usava os seus poderes para alertar os moradores do palácio sobre invasões e outras coisas. Apesar de ser bem tratada e amada por todos a coelhinha não era feliz e desejava com todas as suas forças poder voltar à sua vida, na Terra. Por isso, todas as noites, com um olhar triste, a coelhinha olha para a Terra na esperança de um dia ser perdoada e regressar ao seu lar… Muitas pessoas dizem que nas noites de Lua Cheia, as crianças vêm o rosto de um coelhinho sorrindo na Lua.

Curiosidades: 

  • Como já referi em cima para os japoneses, o Coelho da Lua está a moer o mochi-gome num um pilão para fazer o famoso bolinho mochi. O processo de fabricação tradicional do mochi, que consiste em moer o arroz no pilão, chama-se “mochi-tsuki” que, apesar de ser escrito com Kanjis diferentes, a sua pronúncia também pode significar “mochi da lua”. A pronúncia de “mochi-tsuki” assemelha-se ainda a “mochizuki” que, traduzido literalmente significa “Lua Cheia”. 


  • Na China o Coelho da Lua é chamado de “Coelho de Jade”. Ele é o companheiro de Chang’e, a Deusa Lunar. O Coelho de Jade é visto moendo ervas medicinais num pilão, fazendo o elixir da longa vida para os imortais. 
  • Na versão coreana, o coelho é chamado de “daltokki”, que significa literamente “coelho da Lua” em coreano.
Presença da lenda em animes, mangás e jogos:
  • A mangaka Naoko Takeuchi, criadora de Sailor Moon, inspirou-se nesta lenda para criar a personagem Bunny Tsukino. Em japonês o nome da personagem principal é Tsukino Usagi (Tsuki no Usagi) que significa Coelho da Lua.
  • As irmãs Chiester, do anime Umineko no Naku Koro ni, foram inspiradas nesta lenda, pois têm orelhas e cauda de coelho e a sua character song chama-se “Dança dos coelhos da Lua”.

  • No anime Inazuma Eleve Go: Chrono Stone 2 os personagens Fey Lun e Kinako Nanobano são inspirados nesta lenda. 
(Fey Lun & Kinako Nanobano)
  • No episódio 9 de Dragon Ball, Goku exila o Chefe Coelho na lua, onde é visto a bater mochi.
  •  No jogo Smite podemos jogar com os personagens Chang’e e Coelho de Jade, embora não se assuma o controlo directo do coelho.

  • Hatsune Miku tem uma música (muito fofinha) chamada Tsuki no Usagi.  

*Glossário*:
  • Chang'e: Também conhecida por Chang'O, Chang'Ngo ou Sheung'Ngo é a deusa chinesa da Lua. Ao contrário de muitas divindades lunares de outras culturas que personificam a Lua, a Chang'e só vive na Lua. 
  • Mangaka:  É a palavra japonesa usada para denominar um artista de mangá.
  • Mochi: Comummente chamado de moti no ocidente, é um bolinho de arroz glutinoso moído em pasta e depois moldado. Embora seja consumido durante o ano inteiro, segundo a tradição é comido no Ano Novo e em ocasiões especiais.
  • Pilão: Utensílio culinário com as mesmas funções de um almofariz, ou seja, moer alimentos.
  • Tsuki no Usagi: Traduzido literalmente significa "Coelho da Lua".
      -Tsuki (月): Lua
-No(の): Da
            -Usagi (兎): Coelho

E pronto, por hoje é tudo.
Se tiverem dúvidas ou sugestões para a próxima lenda deixem-as nos comentários.
Já sabem que esta semana, na Quarta Feira, a lua vai estar completamente cheia, por isso não se esqueçam de olhar para ela... Depois deixem aqui nos comentários que imagem é que vocês viram... A face de uma mulher? Um camponês? Ou um coelhinho fofinho?
Bye bye! Até à Proxima...


2 comentários:

  1. Olá Harunita!
    Ontem à noite lembrei-me de ti e olhei para a lua (estava bonita ontem XD) E vi um coelhinho fofinho... XD

    ResponderEliminar