Livro de Receitas - Sakura-mochi

Olá Pandinhas! Watashi wa Nicole desu! Hoje vamos falar sobre Sakura-mochi (são umas guloseimas da gastronomia tradicional japonesa). Este prato normalmente come-se durante a época das cerejeiras em flor (Sakura). Não sei se já perceberam, mas os japoneses dão muita importância aos ingredientes sasonais ou da época, daí comerem isto durante esse tempo. Também é uma forma de festejarem essa época, já que existe um (ou mais, nao sei dizer) festiveis dedicados ás cerejeiras, quando estas estão em flor. (Espero estar correta, quem pode "corrigir" isso será a Haruna >.<)

Ingredientes (para 4 porções):

  • 8 folhas de cerejeira conservadas em sal
  • ½ chávena de farinha de trigo (50 g)
  • 1 colher de chá de açúcar
  • Uma pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fécula de batata (ou maisena)
  • ½ chávena de água (100 ml)
  • Uma pequena porção de corante comestível vermelho
  • 160 g de pasta de feijão (aqui podem ver como fazer a pasta do feijão)
  • Óleo vegetal para fritar as panquecas


Preparação:
Deixar de molho as folhas de cerejeira por aproximadamente 1 hora para remover o excesso de sal.
Misturar a farinha, açúcar, sal e a fécula de batata numa tigela. Acrescentar a água e misturar bem até obter uma massa homogénea. Adicionar algumas gotas de corante vermelho para dar um tom de cor de rosa pálido na massa.
Aquecer a frigideira e passar uma leve camada de óleo vegetal. Pegar uma colher de sopa de massa para fazer uma panqueca. Usar o verso da colher para espalhar a massa, de forma oval e fina. Fritar em lume baixo a médio. Após um minuto, virá-la e fritar até que a outra parte fique no ponto. Removê-la da frigideira e deixar arrefecer.
Tirar as folhas de cerejeira da água e retirar a humidade com um pano ou uma toalha de papel. Fazer oito porções de pasta de feijão e dar-lhes a forma de charutos.
Colocar uma porção de pasta de feijão em cada panqueca e enrolá-la. Em seguida, envolver a panqueca em rolo com uma folha de cerejeira. Deixar as panquecas descansarem por um pouco de tempo para que elas absorvam a fragrância das folhas.

Receita retirada deste blog.

É tudo... Amanhã vou falar de jogos (meu Deus, uma semana passa tão rápido, ainda não sei sobre que jogo falar). Espero que tenham gostado ;)
Já sabem, comentem, subscrevam, etc. 
Até á próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário