✩ * ⋆ ⍋ * ☪ ⋆ ⍋ ⋆ * ✩ Natal no Japão ✩ * ⋆ ⍋ * ☪ ⋆ ⍋ ⋆ * ✩



Olá meus pandinhas! ~Haruna (◕‿◕✿)
Como é que estão?? Eu estou muito bem, e sabem porquê??? Porque já falta muito pouco para o Natalヽ (★ ω ★) ノ e eu adorooooo o Natal (≧ ▽ ≦) E vocês??
Como gosto MUITO do Natal (e vocês já devem ter percebido isso) decidi fazer este post, para vos mostrar como surgiu o Natal no Japão, como se celebra o Natal no Japão, qual o simbolismo do Natal no Japão, etc.
Estão prontos?? Então vamos começar….

Já sabem, para continuar a ler cliquem em “Ler Mais”.



Como surgiu o Natal no Japão?
Existem alguns rumores de que o natal foi levado para o Japão durante a segunda guerra mundial por ocidentais que migraram ou viviam no Japão durante essa época. Como o natal possui práticas muito comerciais, como a troca de presentes, compra de enfeites, árvores de natal, festas e confraternizações, o comércio japonês percebeu logo a grande oportunidade que tinha aparecido.
Sendo assim, durante a proximidade do natal no Japão, as lojas ficam abarrotadas de tudo relacionado ao Natal, além de serem decoradas e iluminadas conforme a ocasião. Ao que parece, o costume de elaborar decorações natalicias tornou-se  tão apaixonante para o natal japonês que é possível encontrar enfeites luminosos nas ruas de muitas cidades.

Exemplos: Iluminação das ruas japonesas.

  • Roppongi Hills - Tóquio


  • Rua de Tóquio

  • Sapporo - Hokkaido

  • Aoba - Shizuoka


O simbolismo religioso do Natal japonês?
Como a maior parte da população japonesa é budista ou xintoísta, o natal japonês não possui significado religioso, sendo apenas uma data para confraternização entre familiares, namorados, amigos e etc. Por isso, se pensam que os japoneses celebram o nascimento de Jesus nesta data, estão completamente enganados.
Um facto curioso é que no dia 23 de Dezembro é comemorado o aniversário do imperador japonês. E por ser o aniversário do Imperador, esta data é considerada feriado nacional.
O único feriado próximo do Natal é no dia 23, assim, os dias 24 e 25 de Dezembro são dias de trabalho como outro qualquer. 

  • Uma profusão de bandeiras saúda o Imperador Akihito, no Palácio Imperial, no seu aniversário - 23 de Dezembro de 2004.


Qual o significado do Natal para os japoneses?
Durante a década de 80, o Natal Japonês estava associado a uma festa para namorados. Sendo assim, o Natal era comemorado pelos amantes orientais de um modo completamente luxuoso, com jantar em restaurantes caros, troca de presentes, passar a noite em hotéis de alto nível e muito champanhe para acompanhar a festa.
O objectivo de tanta coisa era simplesmente impressionar a companheira, nem que isso custasse o equivalente ao mês inteiro de trabalho.
Actualmente, com a crise, as coisas mudaram um pouco. O Natal passou a ser sinónimo de festa familiar e confraternização entre amigos. Desta forma, o Natal japonês passou a ser caracterizado por várias festas residenciais, onde se reúnem algumas pessoas para troca de presentes.
Em festas assim, a decoração natalícia é feita pelos próprios participantes da festa ou pelos donos da casa. Esta acaba por se transformar numa festa simples e informal, mas sem deixar de demonstrar o carinho aos amigos e família.

  • Família japonesa festeja o Natal.



O que se come no Natal japonês?
Ao contrário dos ocidentais, que comemoram o natal comendo peru e bacalhau, o jantar do Natal japonês é caracterizado por um belo e crocante frango assado.
Apesar do frango assado (ou frito) ser um prato popular no natal japonês, os Kurisumasu kēki (bolos de natal) têm vindo a ganhar muito espaço nas mesas de Natal nipónicas. O bolo de natal japonês é feito com pão-de-ló, morangos, creme de leite e enfeites de açúcar.

  • Kurisumasu kēki



E o Pai Natal?
No Japão existem duas formas de dizer Pai Natal: Santa-san ou Santa kurōsu.
Um costume interessante no Japão é o de deixar os presentes ao lado das camas das crianças durante a noite do dia 24 de Dezembro, que em muitos casos possuem meias natalinas decoradas. Se pensavam que os presentes ficavam de baixo da árvore de natal, estavam enganados. Apesar da decoração das árvores de Natal ser algo comum, não é costume dos japoneses deixarem os presentes de baixo delas.
Existem duas lendas estranhas sobre o Pai Natal. Uma delas diz que o Pai Natal é um robot gigante, a outra diz que ele é uma espécie de “velho do saco”, que vem buscar as crianças mal comportadas.

  • Criança japonesa tira fotografia com o Pai Natal e a sua rena, Rudolfo.



Como se diz “Feliz Natal” em japonês?
Existem três formas básicas de dizer “Feliz Natal” em japonês:

  • Kurisumasu Omedetō: Literalmente significa “Parabéns pelo Natal”.

Kurisumasu(クリスマス): Natal 

Omedetō (おめでとう): Parabéns


  • Merī kurisumasu: Deriva da expressão americana “Merry Christmas” e significa “Feliz Natal”.

  • Shin'nen'omedetō: Apesar de se traduzir como “Votos de Felicidades para o Ano Novo, esta expressão também pode ser utilizada para desejar “Feliz Natal”. No entanto o seu uso não é muito recomendado.


                Fontes: O texto pertence ao site http://www.linguajaponesa.com.br.                                                 Eu apenas lhe dei um toquezinho.

E é tudo.
Espero que depois disto tenham ficado a conhecer melhor o Natal Japonês. 
Não se esqueçam de comentar e seguir o facebook  do nosso blog.
Desejo-vos a todos um Feliz Panda Natal.
Bye bye.

Sem comentários:

Enviar um comentário