Olá pandinhas (✿ ♥‿♥) ~Haruna Chan
Como vocês devem saber, já é quase dia 14 de Fevereiro, “Dia dos Namorados”. Sabem como se comemora este dia no Japão? Não?!
Para começar devo dizer que o “Dia dos Namorados” no Japão, apesar de ser comemorado no dia 14 de Fevereiro,como na maior parte do mundo, vem acompanhado por uma série de “regras” que são levadas muito a sério.
É chamado de de Valentine’s Day (日本のバレンタインデー), uma vez que esta tradição foi trazida dos EUA para o Japão em 1936, por uma fábrica de doces japonesa. Porém, no Japão, este dia tão especial ganhou características diferentes dos outros países.
Querem saber mais sobre este dia? Então cliquem em "Ler Mais"
O que torna o Valentine’s Day japonês tão diferente do dos restantes países?
Em primeiro lugar, ao contrário dos outros países, onde se comemora o Valentines Day apenas uma vez por ano, no Japão este dia é comemorado duas vezes:
- A 14 de Fevereiro, dia em que as raparigas/mulheres presenteiam os rapazes/homens com chocolates
- A 14 de Março, dia em que os rapazes/homens retribuem os chocolates (A este dia chama-se "White Day", Dia Branco)
Outra coisa que diferencia o Valentine’s Day japonês dos restantes, onde o costume é só os casais de namorados se presentearem, é o facto de, além dos casais, ser normal presentear também os amigos, pessoas do trabalho e familiares. Por isso existe uma espécie de classificação de chocolates.
Como são classificados os chocolates?
A forma de como os chocolates são classificados depende do grau de relação que temos com a pessoa a ser presenteada. Existem 5 tipos de chocolates:
- Giri choco (義理 チョコ): Este é o chocolate que damos às pessoas com as quais temos obrigações sociais, como chefes e colegas de trabalho do sexo masculino. É normal uma mulher comprar mais de 20 caixas de chocolates para distribuir no escritório. O termo”Giri” significa literalmente “obrigação”, portanto, este tipo de chocolates não tem nenhuma associação romântica.
- Honmei choco (本命 チョコ): Este chocolate é o ideal para dar de presente aos namorados e amantes. É ainda este tipo de chocolate que deve ser dado à pessoa por quem se está apaixonado. Se ainda não estão juntos, oferecer este tipo de chocolates é uma forma de declarar o seu amor. Resumindo Honmei Choco é o presente ideal para pessoas que estão romanticamente ligadas.
- Tomo choco (友チョコ): Este é o chocolate que se dá aos amigos mais próximos, como uma forma de demonstrar carinho e amizade.
- Family Choco (ファミリーチョコ): Tal como o nome indica, este chocolates são comprados para dar aos familiares, como maridos, pais, avós, filhos, tios, primos, irmãos ou qualquer outra pessoa do sexo masculino com quem tenhamos uma ligação familiar.
- Gyaku choco (逆チョコ): Embora seja um costume recente, o Gyaku choco significa trocar chocolates entre homens e mulheres no "Dia dos Namorados".
Apesar de ser uma data claramente comercial, como o Natal e o Halloween, ela é comemorada com bastante entusiasmo pelos japoneses, especialmente os mais jovens e solteiros, que aproveitam a oportunidade para se declararem à pessoa de quem gostam.
Os tamanhos e preços dos bombons e chocolate variam muito. Há preços para todos os bolsos, dos mais caros aos mais baratos. Mas é claro que se gostamos mesmo de uma pessoa lhe vamos querer oferecer o chocolate maior e mais caro, não é??
Embora o chocolate seja o presente mais popular para a ocasião, não é obrigatório oferecer chocolate, tanto que muitas pessoas optam por outro tipo de presentes.
Para terminar vou deixar-vos o link de um vídeo para que compreendam melhor como esta data é comemorada. O vídeo pertence a: Japão Nosso De Cada Dia e encontra-se em português brasileiro.
Fontes: japaoemfoco.com
E pronto pandinhas, é tudo por hoje...
Já sabem, se tiverem dúvidas deixem-nas nos comentários e não se esqueçam de seguir o Facebook do nosso blog.
Um Feliz Dia de São Valentim, com muitos chocolates (♥ω♥ ) ~♪
Bye, Bye
Sem comentários:
Enviar um comentário