Desenho Digital - Parte I (Introdução)



Olá Pandinhas! Watashi wa Nicole desu! Hoje resolvi trazer algo fora do que é habitual. Há bem pouco tempo (aí finais de Maio) comprei um tablet ~Não é tablet daqueles normais para aplicações e isso, mas sim de desenho~ e tenho andado a pesquisar bastantes coisas no que diz respeito ao processo criativo a partir de um computador e por isso resolvi partilhar um pouco do que aprendi convosco. Até agora ainda me sinto um pouco insegura em relação ás minhas criações e por isso não irei publicá-las por agora. Não sei quantas partes este novo "projeto" terá, nem em que frequência irá ser publicado, mas qualquer das maneiras espero que gostem!


Mesas digitalizadoras:
Um dispositivo essencial para o desenho digital (especialmente quando é profissional). Não percebo ainda muito dessa parte até porque, como já referi, sou apenas uma iniciante. Até o meu é "fraquinho", não quis dar muito dinheiro para uma coisa ainda a começar, e nem sequer sabia se conseguia habituar ao tablet. Só para terem uma noção, tenho o Intuos Pen (tamanho S) e custou pouco menos de 70€ ~que espero (se conseguir evoluir) obter um melhor~. Existem outros melhores (muito melhores) mas são bastante caros, ainda mais em tempos de crise. Por isso o meu conselho para quem está a começar é comprar um por menos de 100€, que não seja assim pequenino, apenas o suficiente para primeiras tentativas.

É possível trabalhar apenas com o rato?
Sim, se o rascunho for previamente feito a lápis e depois digitalizado. É claro que certas técnicas ou processos só podem ser feitas com uma mesa digitalizadora. Vou falar um pouco de um dos exemplos na próxima parte

Programas úteis:
Photoshop - Programa de edição de imagem, mas também bastante bom para desenhar
Painttool Sai - É apenas um programa dirigido para o desenho, tendo o essencial, mas que pode ser personalizado) 

Qual deles o melhor?
Os dois. "Oh Nicole, porquê os dois?" É simples, eu para o desenho em si prefiro o Sai (ainda não me dei ao trabalho de tentar bem o photoshop), mas para certas coisas o Sai não serve. Os ajustes, modos da camada, entre outras coisas ficam melhor trabalhando no photoshop. Assim completam-se os dois programas a um e ao outro. Mas a maioria das coisas que vou explicar ao início vai ser basicamente à volta do Sai

Último conselho:
Tenham paciência (bastante, até). Isto como qualquer outra coisa requer muita prática e insistência, e os resultados não vêm um piscar de olhos. Muitos dos bons artistas ao início eram medíocres mas mesmo assim não desistiram. Mas mais importante de tudo: não desanimem.

2 comentários:

  1. Onde eu posso baixar o Painttool Sai? Ótimo tutorial ^-^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!!
      É assim, quanto ao Sai é dificil de indicar pois a versão legal é paga e estar a divulgar downloads piratas é um pouco mau >.< (mas se me pedirem para remover o comentário sou forçada a isso)
      Se estás interessado/a em pagar pela versão original, o site oficial do programa é este: http://www.systemax.jp/en/sai/
      Se não, tenta fazer o download neste site: http://www.detstwo.com/sai/
      (Sinceramente já não me lembro onde é que arranjei o meu mas espero que tenha sido útil)

      Eliminar