Olá pandinhas (◕‿◕✿) ~Haruna Chan
Já há algum tempo que não escrevia nada no blog… Tiveram saudades minhas??
A verdade é que não tenho tido muito tempo para vir ao computador e, quando venho começo a ver “Doramas” e nem reparo no passar das horas (*≧ω≦)ノ
Quanto ao Blog tenho estado a preparar algumas coisinhas sobre a história e cultura do Japão… Vou ainda actualizar o *Glossário Otaku*... Porém não poderei postar nada para a semana, visto que vou ter de estar a estudar para a segunda fase do exame de Matemática....
Mas falando do post de hoje....
No outro dia estava a ver um DVD de Naruto que tenho e reparei que o Lee utilizou uma técnica chamada “Técnica da Flor de Lotus” (pelo menos é assim que se chama na dobragem portuguesa). Então lembrei-me que uma amiga minha japonesa me disse uma vez que a Flor de Lotus tinha um significado especial no Japão, por isso, fiz uma pesquisa e é disso que vos venho falar hoje… Da Simbologia da Flor de Lotus, não só no Japão, mas em toda a Ásia.
Se quiserem saber mais sobre esta flor e qual o seu significado cliquem em “Ler Mais”…
A Flor de Lotus, ou Nenúfar, é uma espécie de flor aquática, com muitos significados para os países Orientais, como o Japão, o Egipto e a Índia. Esta flor é um dos símbolos mais antigos e profundos do planeta e, por isso, é considerada sagrada. Segundo os ensinamentos das religiões budista e hinduísmo, a Flor de Lotus simboliza o nascimento divino, o crescimento espiritual e a pureza do coração e da mente.
As Flores de Lotus são provenientes do Sul e do Leste da Ásia, assim como da Austrália, e conseguem adaptar-se a uma grande variedade de habitats aquáticos. As flores formam um ciclo interminável e perene, já que com a chegada do Outono tendem a secar, porém nunca caem.
Existem cerca de cem espécies diferentes e as flores são suavemente perfumadas, podendo adquirir cores como o branco, rosa, vermelho, azul, púrpura ou amarelo. Esta planta cresce em águas profundas e as suas raízes elevam-se até à da superfície da água em caules alongados e cilíndricos, que podem chegar aos 6 metros acima da água. São normalmente resistentes às pragas e as flores podem durar cerca de três meses.
Diz-se que o simbolismo desta flor começa nas suas raízes. Como é uma flor de água as suas raízes estão fixadas à lama e ao lodo dos lagos, à medida a que cresce, a planta vais subindo até a superfície, onde floresce. O seu simbolismo está principalmente nesta sua capacidade de enfrentar a escuridão e florescer de forma tão limpa, bonita e especial.
Eis algumas das características que tornam a Flor de Lótus uma planta MAGNIFICA:
- As pétalas da Flor de Lotus tem o dom de se “auto-limpar”, isto é, conseguem repelir todos os microrganismos e poeiras.
- A Flor de Lotus é a única capaz de regular a sua temperatura, mantendo-a por volta dos 35º, ou seja, a mesma temperatura do corpo humano.
- As suas sementes conseguem ficar cerca de 5 mil anos sem água à espera das condições ideias para germinar sendo, por isso, símbolo de longevidade.
- Durante a noite, as pétalas da flor fecham e esta mergulha para o interior da água, antes do amanhecer ela volta à superfície onde abre as suas pétalas. Por causa deste ritual, a Flor de Lotus era associada, pelo povo egípcio, ao Deus do Sol, Rá, uma vez que, tal como o sol, a flor desaparece durante a noite e reaparece todas as manhãs.
- Está simbolicamente associada à figura do Buda e aos seus ensinamentos pois, segundo uma lenda, quando Buda deu os seus primeiros passos, em todos os locais por ele pisados desabrocharam lindas Flores de Lotus. Por isso é muito comum encontrar-mos figuras de budas sentados sobre uma Flor de Lotus durante a meditação.
Na saúde e alimentação:
As sementes desta planta são comestíveis e conhecidas pelas suas propriedades medicinais. A forma mais comum de consumir as sementes é na forma de pipocas, chamadas de makhanas.
Também as suas pétalas e folhas novas são consumidas e utilizadas como enfeites ornamentais e as suas largas folhas são ainda utilizadas para embrulhar alimentos.
A planta pode também ser consumida como chá por possuir qualidades terapêuticas que vão desde a cura de doenças renais e pulmonares até ao combate do stress e insónias, segundo a medicina chinesa.
As suas raízes, conhecidas como “renkon” (レンコン) são robustas e comestíveis. Geralmente são colocadas junto aos outros vegetais em sopas e frituras como a tempura.
Lição de vida:
Mais do que uma flor, esta planta é para muitas pessoas uma lição de vida.
Muitas vezes nós só conseguimos ver o lado negativo das coisas, somos pessimistas, reclamamos da vida, porém não fazemos nada para mudar o nosso destino. O segredo para mudar isso é seguir o exemplo da Flor de Lotus, que mesmo estando no meio do lodo não há nada que a impeça de florescer. Por isso, devemos deixar os pensamentos negativos de lado e começarmos a produzir algo puro e belo, assim como a Flor de Lotus faz todos os dias.
Fonte: Japão em Foco
E pronto... É tudo por hoje!
Espero que tenham gostado...
Se tiverem dúvidas ou sugestões deixem-nas nos comentários...
Podem ainda seguir o nosso Blog no Facebook.
Bye bye... (*≧ω≦)ノ
Sem comentários:
Enviar um comentário