☆ Lendas Japonesas ☆ - Aka Manto

Olá Pandinhas! (◕‿◕✿)~Haruna

Bem para dizer a verdade tive algumas dificuldades para escolher a lenda desta semana (conheço tantas que não era capaz de me decidir (≧∇≦) ), por isso pedi ajuda à Nicole, que me deu a ideia de falar desta lenda. Hoje vou falar-vos do Aka Manto, uma lenda urbana de terror sobre um espírito que assombra casas de banho. Esta lenda tem imensas variações diferentes mas que acabam sempre da mesma maneira.

Antes de começar a falar da história propriamente dita vou contar-vos como tudo começou.
Alegadamente a história nasceu pelo medo de alguns estudantes, que se martirizavam por não serem capazes de tomar decisões importantes da vida, responder a questões em testes e exames e por serem demasiado indecisos. Foi como se no subconsciente de alguns, a possibilidade de responder erradamente a uma questão tivesse criado essa história. Existe ainda uma outra teoria, que diz que esta lenda foi criada a partir de outra lenda de 1926 chamada “Capa / Manta Vermelha”, na qual um homem trajado com um Capa vermelha e um máscara branca sequestrava crianças.
(Para continuarem a ler cliquem em "Ler Mais".)



"Papel Vermelho, Papel Azul"
(Esta é uma das imagens mais conhecidas do Aka Manto)

A lenda do Papel Vermelho, Papel Azul foi a versão que nasceu pela incapacidade de muitos para tomar decisões importantes, esta versão a mais conhecidas…

No Japão, os alunos ficam na escola desde as oito horas da manhã até às 5 horas da tarde, hora a que todos abandonam a escola e voltam para as suas casas. A protagonista desta história lembrou-se que, antes de ir para casa, tinha de ir à casa de banho e foi o que aconteceu… Após fazer as suas necessidades ela pensa em usar papel, como é normal, mas não havia papel, pois já tinha acabado. Ela tentou pensar em alguma solução, mas antes de que conseguisse ter alguma ideia ouviu uma estranha voz vinda do nada.
-Queres papel vermelho ou papel azul? – perguntou a voz.
-Papel vermelho! – respondeu a jovem em tom de gozo, pensando que de uma brincadeira se tratasse.
Mas, para seu azar, não era uma brincadeira. Mal acabou de pronunciar tais palavras todo o sangue do seu corpo saiu pelos poros do seu corpo e o rapaz morreu.
Esta lenda espalhou-se pela escola e, alguns dias depois, mesmo aterrorizada por ela, outra aluna acabou por ir à casa de banho e deparou-se com a mesma situação da colega. Na casa de banho não havia papel e a voz voltou a entoar.
-Queres papel vermelho ou papel azul?
Lembrando-se do que tinha acontecido com a colega há uns dias atrás, a jovem pediu papel azul. Assim que esta palavra saiu da boca da jovem todo o seu sangue foi drenado por uma força sobrenatural, causando a sua morte. No dia seguinte o seu corpo é encontrado completamente azul, devido à falta de circulação.


Variações:
O nome desta lenda varia de estado para estado, e com a mudança de nome as consequências da escolha do papel acabam por variar um pouco também, no entanto, o final quase não varia, sendo morte certa. Pode ser conhecida por:
-“Papel Vermelho, Papel Azul”, onde se ouve apenas uma voz.
-“Capa/Manta Vermelha, Capa/Manta Azul, onde se vê um homem esguio, trajado com uma capa vermelha e uma máscara branca.
-“Mão Vermelha, Mão Azul”, na qual se vê uma mão que entrega o papel da cor pretendida.
-“Língua Vermelha, Língua Azul”, na qual aparece uma língua.


As consequências também variam e, no caso da escolha do papel vermelho diz-se que:
  • Uma chuva de sangue cai do tecto acabando por matar a pessoa.
  • Uma foice corta o corpo da pessoa que fica coberta de sangue.
  • Uma chuva de papel vermelho cai do tecto acabando por matar a pessoa.
  • O sangue da pessoa sai pelos poros da pele deixando-a completamente vermelha.


No caso da escolha do papel azul:
  • A pessoa é enforcada até ficar sem ar e o seu corpo adquirir um tom azulado.
  • Uma força sobrenatural drena o sangue da pessoa que acaba por morrer azul devido à falta de circulação.
  • Uma mão entrega um bocadinho de papel azul, mas como é muito pequeno a pessoa vê-se obrigada a pedir o papel vermelho e depois o amarelo acabando por desaparecer.
  • Outras versões contam que um braço, da cor do papel escolhido entra dentro da casa de banho e arrasta a pessoa com ele, ou que se a pessoa escolher papel azul a voz diz apenas que não há papel azul obrigando a pessoa a escolher o papel vermelho. 


É claro que, como em todas as outras histórias, existem maneiras de escapar à morte que também variam de estado para estado. Não há maneira nenhuma de fugir da casa de banho, pois a porta é trancada de alguma forma. Também não adianta levar um rolo de papel higiénico para a casa de banho, já que este desaparece misteriosamente. No entanto, numa escola em Osaka, diz-se que para escapar se deve responder “Papel Roxo”. Noutras regiões basta escolher uma cor diferente das da pergunta. Mas no estado de Yamagata essas possibilidades são descartadas, pois diz-se que quem responder outra cor qualquer é levado para o mundo dos mortos. Uma das maneiras mais eficazes de escapar ao Aka Manto é dizer que não se quer papel nenhum.



Curiosidades:
  • Conta-se que o Aka Manto era um homem jovem e bonito, como era muito cobiçado pelas raparigas viu-se obrigado a usar uma máscara branca (em algumas versões dourada) para não ser reconhecido. Este homem morreu e, de alguma forma, acabou tornando-se uma alma vingativa fechada dentro das casas de banho.

  • Este espírito aparece geralmente no último bloco das casas de banho femininas. (Tadinhas das Raparigas! 。・゚゚・(>д<)・゚゚・。)
  • O Aka Manto é famoso por ser um dos únicos “espíritos vingativos” japoneses que quase nunca é enganado, pois é muito esperto.
  • A cor do papel azul pode variar para branco.
  • "Aka" significa vermelho e "Manto" significa capa/manta.

Tal como muitas outras lendas, esta também foi levada para a ficção aparecendo:
  • No segundo episódio do anime Gakkou no Kaidan.

(O Hajime, o rapaz da imagem, pediu papel amarelo e , por isso, aquela mão puxou-o para o mundo dos mortos)

  • Num episódio do anime Ghost Hunt.
  • No capítulo 24 do 4º volume do mangá Hell Teacher Nūbē.
  • Na versão infantil de Shin Megami Tensei.


E pronto, por hoje é tudo.
Agora pensem bem antes de entrarem numa casa de banho pública ou da escola e lembrem-se que o Aka Manto é muito difícil de enganar...

Já sabem se tiverem alguma sugestão para a próxima lenda deixem um comentário.
Mata ne, minna san. (*^▽^)/

6 comentários:

  1. Nesse caso não vou mais no banheiro,é mais seguro fazer na rua !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre esperar até chegares a casa... O(≧▽≦)O

      Eliminar
  2. eu sei porq ele é vingativo porq todo mundo faz necessidades nele
    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar