Persona 3

Olá Pandinhas! Watashi wa Nicole Desu!
Esta semana eu e a Diiana trocámos de temas porque ela não tinha muitos jogos para falar, enquanto eu tenho alguns.
Hoje vou vos falar do meu jogo preferido: "Persona 3". Há várias versões deste jogo, duas delas para a Ps2 (Persona 3 e Persona 3 FES) e uma para a Portable (Persona 3 Portable). Eu apenas joguei a versão da Portable e o visual e algumas opções são diferentes. Falarei nelas um pouco mais à frente, mas agora vou escrever o resumo do jogo original.
Para mais informações carreguem em "Ler Mais".

Resumo: (contém alguns spoilers)

A nossa aventura começa quando o protagonista se muda para a cidade natal. É orfão, os seus pais morreram há 10 anos atrás, quando ele tinha 6/7 anos.
Quando ele vai a caminho do dormitório, repara que a cidade está deserta, num tom verde e vermelho e que, ao longo das ruas existem caixões em pé. Chega, por fim, ao dormitório onde encontra um rapazinho que o faz assinar um contrato misterioso (é aqui que vocês escolhem um nome para o personagem e não façam como eu, que escrevi o meu nome e ele ficou com nome de rapariga). Após assinar o contrato, o rapaz desaparece e por sua vez aparece uma rapariga, que o tenta matar por pensar que é um intruso.
Minato like a boss a andar no meio de caixões
Chega outra, que explica que é um aluno transferido, apresenta-se e o resto da noite ocorre naturalmente. Depois de alguns dias, Minato ou Yuki (Minato como é chamado no mangá, e Yuki no filme) é acordado por Yukari, a rapariga que o tentou "matar", durante a noite, dizendo que o dormitório está a ser invadido. Esta leva-o para o terraço, pensando que ali estariam em segurança, enquanto que Mitsuru (a rapariga que se apresentou) e Akihiko (outro estudante que ali "mora") se encontram a derrotar "monstros". Entretanto, aparece um "monstro" no terraço, Yukari explica que são chamados de Shadows, tira uma arma e aponta a si própria. O Shadow acaba por a atacar, não a deixando premir o gatilho e ficando imóvel, deixando a arma cair perto de Minato. Este lembra-se de um gesto que o rapaz do contrato fez, e segue o exemplo dela. Quando ele atira sobre si, dizendo "Persona" (esta parte é super hiper mega épica).
Minato e Orpheus
Invoca este persona que diz ser Orpheus. Poucos segundos depois, Orpheus "evolui" e fica totalmente diferente. O protagonista utiliza este poder para derrotar o Shadow que os atacou. Fica inconsciente e faz uma "viagem" a uma sala chamada Velvet Room, onde conhece Igor e Elizabeth. Esta sala parece um elevador que começou a mover-se quando o contrato foi assinado. Igor explica que é um espaço entre o sonho e a realidade e a matéria e a mente. Também explica sobre os Persona, sobre os Social Links e sobre as Arcanas. Um Persona é a personificação da personalidade que fica mais forte se o Social Link correspondente à Arcana também for forte. Social Link são as relações com as pessoas e as Arcanas são o tipo de Relação e de Persona (ex: Fool, Lovers, Hanged, Strenght, etc...).
Velvet Room, Igor e Elizabeth
Após alguns dias, o pessoal do dormitório explica sobre a Dark Hour, sobre Tartarus e sobre a sua relação com a escola. A Dark Hour é uma hora "escondida" entre as 24h e a 1h. Apenas pessoas "especiais" e pessoas atacadas pelos Shadows é que conseguem ficar "acordados" durante essa hora. A população restante dorme em caixões. O Tartarus é como um habitat para os Shadows que aparece na Dark Hour, como transformação da escola que Minato frequenta.
Ao que parece, as fases da lua influenciam os Shadows, e a cada lua cheia aparece um Boss. No fundo esses Boss são "partículas" da sua "mãe" ou Shadow original, Nyx. O Tartarus é onde Nyx é renascida.
No decorrer do jogo várias pesonagens juntam-se ao protagonista na luta contra os Shadows numa equipa a que dão o nome SEES (Specialized Extracurricular Execution Squad).
Equipa do SEES (Sim, o cão também luta)
Não vou dizer mais porque irei estar a entrar em promenores.

Diferenças entre as edições:
  • Persona 3 (Ps2): trata a história principal, tendo no meio anime cutscenes.
  • Persona 3 FES (Ps2): a única diferença é que, após a história principal (The Journey) há uma outra história protagonizada por Aegis (The Answer) e consequentemente com, estimadamente, 30 horas extras jogáveis.
  • Persona 3 Portable (PSP): contém a história principal, tendo a opção de escolher, no início do jogo, entre um protagonista feminino e masculino. Enquanto que os outros têm animações em 3D, este tem os diálogos e afins parecidos a um Dating Game.


Pontos Positivos:
  • Longas horas de jogo.
  • Variabilidade de Personas (Podemos adquiri-las por fusão dando a um número grande de possibilidades).
  • Batalhas são essencialmente planeadas estrategicamente.
  • A história é cativante.
  • Várias opções para ocupar os tempos livres do protagonista.
  • Vários social links possíveis.
  • Opção de quests onde podemos obter itens que não se "vendem", nem que se podem adquirir no Tartarus.
  • Cabe-nos a nós decidir se vamos aumentar o nível ou não (se não quisermos podemos não ir ao Tartarus)
  • O jogo é dinâmico, possibilitando vários desenvolvimentos.
  • Existe uma porta que aparece após passar uma parte da história. Esta porta dá acesso a outras, que escondem os Boss já derrotados, mas, desta vez, mais fortes, que se podem derrotar de novo.


Pontos Negativos:
  • O "tempo" que nos é dado não dá para explorar bem o jogo (não me pareça que dê para maximizar todos os social links).
  • A morte de um personagem na versão masculina não pode ser controlada enquanto na versão feminina existem opções que o deixam viver.
  • Chegando ao nível 80 e tal, é dificil de aumentá-lo, pois os Shadows estão num nível muito inferior ao nosso e a única maneira de arranjar inimigos mais "justos" é derrotando um "hiper boss" que raramente aparece e que, como recompensa, desbloqueia alguns pisos extra.

Media:
Foram lançados três jogos para o telemóvel relacionados com Persona 3: Aegis: The First Mission, Megami Tensei Chaining Soul: Persona 3 e Megami Tensei QIX: Persona 3.
Imagens do jogo: Aegis: The First Mission
Existe também um mangá que conta a história do jogo.
Capa do Volume 2
Em 2008 foi lançado um anime, Persona -trinity soul-, que conta a história 10 anos depois do sucedido no jogo. As personagens são quase todas novas, excepto Akihiko e Igor se não estou em erro. 

Primeira Opening do anime:

Este ano vai ser lançado, no dia 23 de novembro, o primeiro filme sobre o jogo, "Persona 3 The Movie 1#: Spring of Birth", cujo Twitter é atualizado a cada lua cheia. Para ver o site oficial do filme, vejam aqui.
1º Trailer:

2º Trailer:

Existe também Drama CD's (já foi explicado este conceito no Glossário da Haruna).
Episódio "Moonlight" com legendas em inglês:

Há um grande número de CD's da banda sonora.
Música "The Battle for Everyone's Souls", que toca durante a batalha contra o Boss final:

E prontos pessoal, da minha parte está tudo... O post ficou enorme, desculpem >.< Mas para não ficar massante de ler tentei por imagens relacionadas com o assunto. Espero que tenham gostado e se eu me esqueci de referir alguma coisa, por favor avisem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário